A velhice é injusta. Não só nossos corpos se tornam mais velhos e menos capazes das coisas que eles costumavam ser capazes de fazer facilmente, mas também nossas mentes podem diminuir. No entanto, lembre-se de que seu cérebro também é um músculo. E se você não usa, você vai perder o bom funcionamento dele. Alguns jogos podem contribuir muito para isso, e escolhemos os melhores deles.

Xadrez como um dos jogos para pessoas idosas

Os governantes da Índia do século VII foram bem sábios quando chegaram ao jogo de xadrez. Este jogo de tabuleiro encoraja o uso de estratégia (“Onde posso mover meu peão?”) E pensamento criativo (“Bem, há um ponto em aberto…”).

O xadrez é bastante acessível, apesar de muitas pessoas acharem que você tem que ser inteligente para jogá-lo. Você pode jogar no seu computador. Melhor ainda, encontre um jogo no centro ou no parque local de idosos, onde você pode obter o bônus adicional de interação social.

Jogos de troca para a terceira idade

Aqui está um exercício cerebral totalmente gratuito para idosos: use sua mão não dominante para concluir tarefas que você normalmente faria com sua mão dominante. Embora possa soar como uma receita para o desastre, usar sua mão não dominante para tarefas cotidianas, como escovar os dentes ou comer, cria novas conexões entre as células do cérebro. Além disso, quanto mais você usar sua mão não dominante, mais forte ela ficará.

Jogos de memória para idosos

Muitas pessoas brincam sobre perder a memória à medida que envelhecem. Isso não tem que ser o caso, no entanto. Aqui está outro exercício livre para idosos: teste sua memória.

Qual é a melhor maneira de testar sua memória? Faça uma lista, que pode ser qualquer coisa, como sua lista de compras ou os próximos dez livros que você quer ler, e depois memorize. Uma hora depois, veja quantos itens na lista você pode recuperar. Quanto mais desafiadora a lista, maior o treino cerebral.

Quebra-cabeças como jogos lúdicos para idosos

Se você está procurando por exercícios cerebrais para idosos, talvez você já tenha um monte de quebra-cabeças por aí. E se você não fizer isso, poderá comprá-los de forma bastante barata em sua loja local.

Quebra-cabeças são um ótimo treino cerebral. Elas envolvem a estratégia (“Vamos encontrar todas as peças de borda primeiro”) e as habilidades de solução de problemas (“essa peça vai aqui”). Além disso, você pode encontrar quebra-cabeças de vários níveis de complexidade, de algumas dúzias de peças a várias centenas.

Faça uma bela música

Você sempre foi informado de que tem um ótimo ouvido para música? Junte-se a um coral ou adote um novo instrumento musical como um exercício para os idosos.

Aprender algo novo e complexo envolve seu cérebro, o que é bom para ele. Este é um benefício adicional: se você participar de um coral ou tiver aulas com mais de uma pessoa, fará novos amigos.

Jogos para terceira idade

Os jogos certos na terceira idade ajudam a manter a mente ativa e saudável. (Foto: Senior Citizens)

Pegue um livro para o jogo mental

Esta pode ser uma atividade que pode ser um exercício livre do cérebro para idosos, se você for à sua biblioteca local ou emprestar livros de seus amigos. Apenas lembre-se de devolvê-los depois.

A leitura é uma excelente atividade para aumentar sua inteligência. É uma atividade mentalmente estimulante, e estudos mostram que, quando você estimula seu cérebro, você diminui o declínio cognitivo. A pesquisa não especificou exatamente que tipos de livros você deve ler para obter a maior estimulação cerebral, por isso leia o tipo de livro que você mais gosta, seja romance, ficção científica ou não-ficção. Boas opções são peças de investigação, principalmente se você tentar identificar os culpados junto com o protagonista da história.

Palavras cruzadas para idosos

As palavras cruzadas também podem ser gratuitas, se você as encontrar online ou se já estiver assinando um jornal com palavras cruzadas. Esses quebra-cabeças são ótimos jogos de palavras para idosos; Eles desafiam as pessoas a pensar em uma palavra que se encaixa em um certo número de caixas e faz sentido no contexto do resto do quebra-cabeça. E fazer um jogo de palavras cruzadas pode se tornar uma experiência social quando você pede ajuda a amigos ou familiares.

Sudoku para idosos

Você pode ser mais uma pessoa de números do que uma pessoa de palavras Tudo bem. Então Sudoku é o jogo para você.

Se você não está familiarizado com o Sudoku, é um quebra-cabeça de números originado no Japão. Há uma caixa com números e vários espaços em branco. A julgar pelos números que já estão lá, você tem que preencher os espaços em branco.

Tal como acontece com as palavras cruzadas, o Sudoku pode ser uma atividade livre. Muitos jornais apresentam um quebra-cabeça Sudoku diário. Você também pode comprar livros de quebra-cabeças Sudoku. Enigmas de Sudoku vem em vários níveis de dificuldade, assim você pode desafiar a si mesmo tanto ou tão pouco quanto você gosta.

Conte para trás como um jogo mental

Você não precisa ser bom em matemática para jogar este jogo para idosos. Tudo o que você precisa fazer é saber contar, e você precisa ser capaz de realizar subtrações básicas.

Tente contar de 200 para trás e subtraia cinco de cada número (“200, 195, 190…”). Em seguida, tente contar para trás a partir de 150, subtraindo sete de cada vez (“150, 143, 136…”). Em seguida, conte para trás a partir de 100, mas desta vez, subtraia três de cada número (“100, 97, 94 ..”).

Faça algum exercício físico

Combine o exercício mental e físico, fazendo alguns exercícios simples. Você não precisa ficar muito suado e algumas dessas atividades são gratuitas (aquelas que não são de baixo custo).

Caminhar protege seu cérebro contra a demência, enquanto o Tai Chi aguça seu foco mental. Yoga faz você se sentir centrado, e correr aumenta sua memória. Você pode fazer tudo isso sozinho, mas gostará de fazer essas atividades em uma aula ou em um grupo.

O declínio cognitivo não precisa fazer parte da velhice. Fazer exercícios cerebrais para idosos (muitos dos quais são gratuitos ou muito acessíveis) evita a perda de memória e aumenta sua acuidade mental. E quanto mais cedo você começar, mais cedo o benefício.

Quais jogos vocês mais gostam de praticar? Quais outros jogos e atividades acham adequados para idosos?

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