A saúde social é mais do que apenas a prevenção de doenças mentais e problemas sociais. Ser socialmente saudável significa aumentar o grau de felicidade, incluindo o sentimento de pertença e a preocupação pelos outros.

À medida que crescemos, os laços sociais começam a construir seu lugar em nossas vidas. Tornamo-nos parte de diferentes comunidades ao nosso redor, como escola, faculdade, escritório etc. Essas relações positivas nos ajudam a construir um sistema de apoio que nos torna mais saudáveis. A saúde social pode parecer ignorável e difícil de abordar, mas permanece como um dos pilares da saúde.

Provou-se com incidência relevante que aqueles que estão bem integrados na sociedade têm uma vida mais longa e saudável. Boas relações sociais estão associadas a um aumento de 50% nas chances de sobrevivência.

O que é saúde social?

Como a saúde social é uma das dimensões da saúde, devemos saber o que é saúde. Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade, segundo a Organização Mundial de Saúde.

O bem-estar significa ausência de condições e sentimentos negativos e, se não a ausência total, presença de aspectos mais positivos do que negativos.

Bem-estar social é a capacidade das pessoas de se libertar da falta de necessidades básicas e de conviver pacificamente em comunidades com oportunidades de progresso ou bem-estar, significa ausência de condições e sentimentos negativos e, se não a ausência total, a presença de sentimentos mais positivos do que negativos.

Saúde social é um estado de bem-estar,  sendo ela uma dimensão positiva da saúde, incluída na definição constitucional de saúde da OMS. É a capacidade de um indivíduo lidar e agir com base em diferentes condições sociais.

Necessidade de saúde e bem estar

Ter uma relação saudável envolve boa comunicação, empatia e cuidado com a família, amigos e colegas. Ser egocêntrico, violento e sozinho tem efeitos prejudiciais à saúde, causando estresse e depressão, que são uma ameaça para si e para os outros. O isolamento social e a exclusão social são causas de poucas chances de sobrevivência, com menor grau de qualidade de vida, depressão e maior risco de doenças crônicas. Estes, por sua vez, podem levar a problemas de saúde física e mental. Portanto, a saúde social pode ser considerada como causa por trás da causa.

Determinantes da saúde social

Os fatores como distribuição desigual de várias condições prejudiciais à saúde, por exemplo. economia, bens e serviços, acesso à educação, comunidades etc. determinam a saúde social de uma pessoa. Por sua vez, a distribuição pobre e desigual dessas condições é resultado de políticas e programas sociais ruins que têm um efeito determinante nas condições de vida da vida de um indivíduo. de acordo com a OMS, as pessoas têm durações de vida dramaticamente diferentes, dependendo do local em que nascem.

No Japão, as pessoas tendem a viver mais de 80 anos, no Brasil, 72 anos; Índia, 63 anos; e em um dos países africanos, o tempo de vida é inferior a 50 anos. Por sua vez, portanto, deve existir um equilíbrio entre o desenvolvimento social e econômico da saúde geral de um país.

Saúde social

A saúde social contribui em diversos aspectos da vida de um indivíduo, e é essencial para uma vida completa. (Foto: Advantage Care Health Centers)

Dimensões da saúde social

Existem 5 dimensões de saúde e bem-estar social, isto é, integração social, contribuição social, coerência social, atualização social e aceitação social.

Integração social

É o sentimento como parte da sociedade. Explica até que ponto os sentimentos de um indivíduo estão relacionados à sociedade e à comunidade. Reflete a comunhão de um indivíduo com os outros, juntamente com o sentimento de pertencimento. Por ser socialmente integrada, é necessária a interdependência dos outros através de normas e carinho. A falta de integração social leva ao afastamento da sociedade e o indivíduo se sente socialmente rejeitado.

Contribuição Social

É o sentimento do valor de um indivíduo na sociedade. Reflete a auto-obrigação de uma pessoa para com os outros e se o comportamento de uma pessoa afeta a sociedade como um todo. Para contribuir socialmente, um indivíduo deve se sentir responsável por dar algo valioso ao mundo. Se não for capaz de fazê-lo, um indivíduo pode se sentir alienado da sociedade. A meia-idade é o período em que os adultos podem contribuir mais para a sociedade e moldar a próxima geração em membros produtivos da sociedade.

Coerência social

É um estado em que um indivíduo ou um grupo interage entre si. A interação entre as pessoas gera novas idéias e a capacidade de manter a coerência diante de eventos indesejáveis ​​e estressantes da vida.

Atualização social

É um nível de conforto positivo com os outros. Há abertura para idéias, esforços e experiências para crescer continuamente. Pessoas que podem imaginar esse potencial em si são socialmente saudáveis. Eles percebem que têm a capacidade de tornar a sociedade melhor e mais saudável e, por sua vez, serão os beneficiários do crescimento social.

Aceitação social

É a capacidade de uma pessoa aceitar o bem e tolerar o mal na sociedade. Para se encaixar na comunidade, um indivíduo pode se comportar como os outros ao seu redor. As pessoas exibem esse comportamento para se sentirem à vontade na sociedade. Um indivíduo com boa compreensão de si mesmo e que aceita tanto o bem quanto o mal é conhecido por ter uma boa saúde social e mental. Assim, pode-se dizer que a auto-aceitação é necessária para a aceitação social dos outros.

Estratégias para alcançar a saúde social

Para alcançar uma boa saúde social, um indivíduo deve estar disposto a:

Sacrificar tempo, esforço e energia

Estabelecer auto-identidade

Desenvolver novas relações

Gastar dinheiro com amigos

Ajustar no novo ambiente

Não reclamar de pequenas coisas

Estratégias para melhorar a saúde social

Fazer conexões

Desenvolver novos hobbies juntando grupos de leitura, desenho, escrita, ioga etc.

Aprender novas habilidades como arte, dança, culinária, natação, etc.

Voluntariar em escolas ou eventos externos.

Viajar e conheça novas pessoas.

Ser ativo

Participar de debates e discussões.

Participar de um grupo de exercícios ou inicie novas atividades ao ar livre com os amigos.

Ajudar os pais nas tarefas domésticas.

Construir relações saudáveis

Compartilhar seu sentimento com os pais ou amigos.

Pedir ajuda na necessidade.

Ouvir os outros sem julgar.

Ter compromisso e trabalho em acordos.

Evitar conflitos e raiva.

Discordar, mas respeitosamente.

Proteger-se de más companhias e estabeleça limites.

Desenvolver hábitos saudáveis ​​na família

Comer comida saudável com os membros da família.

Sair em vez de assistir TV ou celular.

Cozinhar uma refeição juntos.

Dar às crianças uma tarefa a fazer e elogie depois que terminarem.

Estabelecer regras em casa para um comportamento disciplinado.

Passar algum tempo com a família durante as férias ou visite um lugar juntos.

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