A dança é uma maneira fácil e divertida de praticar atividade física, uma atividade praticada com medida e segurança, que pode ser um exercício muito adequado para os idosos. Além disso, a dança nos obriga a nos arrumar, sair de casa e entrar em contato com outras pessoas. Isso pode resultar em uma melhoria da qualidade de vida.

Benefícios da dança na terceira idade para a mente

A dança traz muitos benefícios mentais, tanto nos aspectos psicológicos quanto fisiológicos. Isso inclui alguns fatores importantes.

Redução no estresse e afasta a depressão. Isso nos faz sentir mais felizes.

Ajuda a exercitar a memória, a atenção e, se dançou em casal, força a coordenação dos movimentos com os de outra pessoa.

Fortalece a auto-estima e a autoconfiança, ajuda a superar a timidez e remove a solidão.

Além disso, no caso de pessoas que sofrem de artrite, doença de Parkinson ou Alzheimer, parece que a dança ajuda a estimular as habilidades físicas e mentais.

Benefícios da dança para idosos para o corpo

Dançar traz vários benefícios para o corpo, mas, diferentemente do que acontece com outras atividades físicas, parece que não estamos praticando um “esporte”, que é uma palavra que assusta muitas pessoas na terceira idade.

A dança fortalece os músculos, principalmente as pernas, quadris e, dependendo da dança, os braços. Também aumenta a flexibilidade e resistência.

A dança melhora a coordenação e o equilíbrio, ajudando a evitar quedas nas pessoas mais velhas. Também ajuda a manter o peso, controlar a pressão sanguínea, aliviar a dor nas articulações e prevenir a osteoporose.

Mantém nosso cérebro mais irrigado, o que ajuda a prevenir o declínio cognitivo, beneficia nossos sistemas cardiovascular e respiratório.

Dance para San Juan, na residência Santa María del Tura, em Olot.

Dança de idosos

Idosos podem ter benefícios sociais e físicos ao fazer a prática regular de dança. (Foto: iStock)

Tipos de danças para idosos

Atualmente, graças a associações de idosos, centros, creches, programas de envelhecimento ativo etc., os idosos têm acesso a uma ampla variedade de danças. Existem alguns tipos de danças que podem trazer mais benefícios para a saúde do idoso do que outras.

Dança de salão

Esse tipo de dança costuma ter movimentos simples e repetitivos, o que reduz o risco de queda. Você deve ter em mente que precisa dançar em casal, embora, se não o tiver, provavelmente haverá outras pessoas que estarão na mesma situação e será uma boa oportunidade para fazer uma nova amizade. Se você deseja praticar dança de salão, mas não deseja fazê-lo em casal, uma boa opção é a dança de salão online, na qual você dança individualmente.

Danças típicas

Existem diferentes tipos de danças típicas e com diferentes níveis de dificuldade; portanto, se decidir tentar esse tipo de dança, pode ser conveniente começar no nível mais simples. É um tipo de atividade em que você precisa usar muito do seu cérebro para contar etapas e coordenar-se com a música e, geralmente, não é necessário ter um parceiro para praticá-la.

Outras danças

Qualquer outra dança pode ser apropriada, levando em consideração suas próprias preferências e limitações. De qualquer forma, é importante ouvir o corpo e parar se sentir alguma dor ou se estiver muito cansado. Uma ideia do nível de esforço que pode ser considerado saudável seria que uma conversa possa ser mantida enquanto dançamos.

Algumas recomendações ao dançar

Como no caso de outras atividades físicas, seria conveniente usar roupas confortáveis ​​e largas que permitam uma boa circulação sanguínea, observe que não passamos frio ou calor, sapatos confortáveis ​​e que não escorregam e hidratam adequadamente.

Finalmente, seria conveniente fazer esse tipo de atividade física 3 ou mais vezes por semana, no mínimo 30 minutos (embora seja recomendável se exercitar 5 vezes por semana). No entanto, devemos ter em mente que, antes de iniciar uma nova atividade física, é aconselhável ir ao médico.

Quais danças vocês mais gostam? Quais estilos acham mais apropriados para idosos?

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