O osso é constituído por minerais, principalmente sais de cálcio, unidos por fortes fibras de colágeno. Nossos ossos têm uma casca externa grossa e dura (chamada osso cortical ou compacto) que é facilmente vista nos raios-x. Dentro disso, há uma malha mais macia e esponjosa de osso (osso trabecular) que possui uma estrutura semelhante a um favo de mel.

O osso é um tecido ativo e vivo que se renova constantemente. O tecido ósseo antigo é decomposto por células chamadas osteoclastos e é substituído por novo material ósseo produzido por células chamadas osteoblastos.

O equilíbrio entre a quebra de ossos velhos e a formação de novos ossos muda em diferentes estágios de nossas vidas.

Na infância e adolescência, um novo osso é formado muito rapidamente. Isso permite que nossos ossos cresçam maiores e mais fortes (mais densos). A densidade óssea atinge seu pico entre os 20 e os 20 anos.

Depois disso, um novo osso é produzido aproximadamente na mesma proporção que um osso mais velho é quebrado. Isso significa que o esqueleto adulto é completamente renovado por um período de 7 a 10 anos.

Eventualmente, a partir dos 40 anos, o osso começa a ser quebrado mais rapidamente do que é substituído, então nossos ossos começam lentamente a perder sua densidade.

Todos nós temos algum grau de perda óssea à medida que envelhecemos, mas o termo osteoporose é usado apenas quando os ossos se tornam bastante frágeis. Quando o osso é afetado pela osteoporose, os orifícios na estrutura do favo de mel aumentam e a densidade geral é menor, razão pela qual o osso tem mais probabilidade de fraturar.

O que é a osteoporose?

A osteoporose é comum no Brasil e o risco aumenta com a idade. Qualquer pessoa pode ter osteoporose, mas as mulheres têm cerca de quatro vezes mais chances do que os homens de desenvolvê-la. Há duas razões principais para isso:

O processo de perda óssea acelera por vários anos após a menopausa, quando os ovários param de produzir o hormônio sexual feminino estrogênio.

Os homens geralmente atingem um nível mais alto de densidade óssea antes do início do processo de perda óssea. A perda óssea ainda ocorre nos homens, mas deve ser mais grave antes que ocorra a osteoporose.

Vários outros fatores de risco podem aumentar suas chances de desenvolver osteoporose.

Quais os sintomas da osteoporose?

Osteoporose geralmente não apresenta sintomas. O primeiro sinal de que você pode ter isso é quando você quebra um osso em uma queda ou acidente relativamente pequeno (conhecido como fratura de baixo impacto). As fraturas são mais prováveis ​​no quadril, coluna ou punho.

Algumas pessoas têm problemas nas costas se os ossos da coluna (vértebras) ficam fracos e perdem altura. Estes são conhecidos como fraturas por esmagamento vertebral. Eles geralmente acontecem na região central ou lombar e podem ocorrer sem ferimentos.

Se várias vértebras forem afetadas, sua coluna começará a se curvar e você poderá ficar mais curto. Às vezes, as fraturas por esmagamento vertebral podem dificultar a respiração simplesmente porque há menos espaço sob as costelas.

Se você tiver uma fratura por esmagamento vertebral, também terá um risco maior de fraturar os quadris ou pulsos.

Osteoporose

A osteoporose tem causas que podem ser identificadas e amenizadas para retardar a evolução da doença. (Foto: NewTimes)

Causas da osteoporose

Os fatores de risco para o desenvolvimento da osteoporose incluem:

Esteroides (especialmente se tomados por via oral)

Esteroides (corticosteroides) são usados ​​para tratar uma série de condições inflamatórias, incluindo artrite reumatoide. Eles podem afetar a produção óssea, reduzindo a quantidade de cálcio absorvida pelo intestino e aumentando a perda de cálcio pelos rins. Se você precisar de esteroides, como a prednisolona, ​​por mais de três meses, seu médico provavelmente sugerirá comprimidos de cálcio e vitamina D e, às vezes, outros medicamentos, para ajudar a prevenir a osteoporose.

Falta de estrogênio no corpo

Se você tem uma menopausa precoce (antes dos 45 anos) ou uma histerectomia onde um ou ambos os ovários são removidos, isso aumenta o risco de desenvolver osteoporose. Isso ocorre porque eles causam uma redução drástica na produção de estrogênio do seu corpo; portanto, o processo de perda óssea acelerará. A remoção apenas dos ovários (ovariectomia ou ooforectomia) é bastante rara, mas também está associada a um risco aumentado de osteoporose.

Falta de exercício de sustentação de peso

O exercício incentiva o desenvolvimento ósseo, e a falta de exercício significa que você estará mais em risco de perder cálcio dos ossos e desenvolver osteoporose. A saúde muscular e óssea está ligada, por isso também é importante manter a força muscular, o que também reduz o risco de queda. No entanto, as mulheres que se exercitam tanto que seus períodos param também estão em maior risco, porque seus níveis de estrogênio serão reduzidos.

Dieta ruim, tabagismo e bebidas

Se sua dieta não incluir cálcio ou vitamina D suficiente ou se você estiver muito abaixo do peso, estará em maior risco de osteoporose. Já o tabaco é diretamente tóxico para os ossos. Nas mulheres, reduz o nível de estrogênio e pode causar menopausa precoce. Nos homens, o tabagismo diminui a atividade da testosterona e isso também pode enfraquecer os ossos. Também, beber muito álcool reduz a capacidade do corpo de produzir ossos. Também aumenta o risco de quebrar um osso como resultado de uma queda.

História familiar

A osteoporose ocorre em famílias, provavelmente porque existem fatores herdados que afetam o desenvolvimento ósseo. Se um parente próximo sofreu uma fratura associada à osteoporose, é provável que seu próprio risco de fratura seja maior que o normal. Ainda não sabemos se um defeito genético específico causa osteoporose, embora saibamos que pessoas com um distúrbio genético muito raro chamado osteogênese imperfeita têm maior probabilidade de sofrer fraturas.

Outros fatores que podem afetar seu risco incluem:

  • etnia
  • baixo peso corporal
  • fraturas anteriores
  • condições médicas, como doença celíaca (ou às vezes tratamentos) que afetam a absorção de alimentos.

Como tratar e prevenir a osteoporose?

Você pode fazer muito em diferentes estágios da sua vida para ajudar a se proteger contra a osteoporose.

Exercícios

Você pode fazer muito em diferentes estágios da sua vida para ajudar a se proteger contra a osteoporose. Qualquer exercício em que os ossos sejam feitos para suportar o peso do corpo, como caminhar, pode acelerar o processo de crescimento de novos ossos. Quanto mais exercícios de sustentação de peso você faz desde tenra idade, mais isso reduz o risco de contrair osteoporose. Se você tiver osteoporose, fazer exercícios com pesos irá minimizar a perda óssea e fortalecer os músculos.

No entanto, todas as formas de exercício ajudarão a melhorar a coordenação e manter a força muscular. Isso é importante porque os músculos também podem se tornar mais fracos à medida que envelhecemos, e esse é um fator de risco para queda e, portanto, fraturas.

O Tai Chi pode ser muito eficaz na redução do risco de quedas. Fazer Tai Chi regularmente fortalecerá os músculos da parte superior do corpo, da parte inferior do corpo e do núcleo. Também melhora o equilíbrio.

Caminhar é um bom exercício para melhorar a força óssea e também é bom para manter os músculos da coxa e do quadril fortes, o que é importante para ajudar as pessoas a ter um bom equilíbrio e evitar quedas.

Pensa-se que exercícios de alto impacto, como pular, aeróbica, musculação, corrida, corrida e tênis, são úteis para a prevenção da osteoporose. Esses exercícios podem não ser adequados se você tiver osteoporose.

Para obter mais apoio, motivação e conselhos, converse com seu médico, fisioterapeuta ou personal trainer em uma academia sobre sua condição e o melhor exercício para você.

Dieta e nutrição

As melhores fontes de cálcio são:

  • laticínios, como leite, queijo e iogurte (os com baixo teor de gordura são os melhores)
  • tipos de leite enriquecidos com cálcio à base de soja, arroz ou aveia
  • peixes que são comidos com os ossos, como sardinha enlatada.

Outras fontes de cálcio incluem:

  • vegetais verdes folhosos, como repolho, couve, brócolis, agrião
  • feijão e grão de bico
  • algumas nozes, sementes e frutas secas.

Se você não ingerir muitos produtos lácteos ou substitutos enriquecidos com cálcio, pode precisar de um suplemento de cálcio. Recomendamos que você discuta isso com seu médico ou nutricionista.

Vitamina D

A vitamina D é necessária para que o corpo absorva e processe o cálcio, e existem evidências de que a artrite progride mais rapidamente em pessoas que não têm vitamina D.

A vitamina D às vezes é chamada de ‘vitamina do sol’ porque é produzida pelo organismo quando a pele é exposta à luz solar. Uma ligeira falta (deficiência) de vitamina D é bastante comum no Brasil no inverno.

A vitamina D também pode ser obtida de alguns alimentos, especialmente de peixes oleosos ou de suplementos como o óleo de fígado de peixe. No entanto, é importante não tomar muito óleo de fígado de peixe.

Como não temos sol suficiente o ano todo no Brasil e porque é difícil garantir a ingestão suficiente de vitamina D do que comemos, a Public Health England recomenda que todos tomem um suplemento de 10 microgramas de vitamina D todos os dias durante o outono e inverno.

Pessoas em certos grupos em risco de não ter exposição suficiente à luz solar, ou cuja pele não é capaz de absorver vitamina D suficiente do nível de sol no Brasil, são incentivadas a tomar um suplemento diário de 10 microgramas durante o ano todo.

Para muitas pessoas, suplementos de cálcio e vitamina D são prescritos juntamente com outros tratamentos para osteoporose.

O que mais pode ajudar?

É importante tentar evitar quedas. Coisas simples que você pode fazer em casa incluem:

  • limpar os derramamentos imediatamente
  • certificar-se de que as passarelas estejam livres de bagunça ou de fios arrastados.

Alguns hospitais também oferecem clínicas de prevenção de quedas ou grupos de apoio – pergunte ao seu médico se existe algum em sua área.

Fumar pode afetar seus hormônios e aumentar o risco de osteoporose. É altamente recomendável que você pare de fumar. O suporte está disponível se você deseja parar.

Beber muito álcool pode afetar a produção de novos ossos, por isso recomendamos manter dentro dos valores máximos (14 unidades por semana) sugeridos pelo governo.

Diagnóstico da osteoporose

Não há sinais físicos claros de osteoporose e pode não causar problemas por algum tempo. Se o seu médico achar que você pode ter osteoporose, eles podem sugerir que você faça uma DEXA (absorciometria de dupla energia por raios X) para medir a densidade de seus ossos.

A digitalização está prontamente disponível e envolve deitar-se em um sofá, totalmente vestido, por cerca de 15 minutos enquanto seus ossos são radiografados. A dose dos raios X é muito pequena – quase o mesmo que passar um dia ao sol. Os resultados possíveis são:

  • Normal: deu risco de uma fratura de baixo impacto provavelmente será baixo.
  • Osteopenia: seu osso está ficando mais fraco, mas o risco de uma fratura de baixo impacto é relativamente pequeno. Você pode ou não precisar de tratamento, dependendo de outros fatores de risco que possua. Você deve discutir com seu médico como reduzir seus fatores de risco.
  • Osteoporose: você tem um risco maior de fraturas de baixo impacto e pode precisar de tratamento. Você deveria discutir isso com o seu médico.

Quem deve fazer um diagnóstico para a osteoporose?

Não há boas evidências de que a triagem de todos para osteoporose seja útil. No entanto, você deve conversar com seu médico sobre fazer uma digitalização, se alguma das seguintes situações se aplicar a você:

  • você já teve uma fratura de baixo impacto
  • você precisa de tratamentos com esteroides por 3 meses ou mais
  • você teve uma menopausa precoce (antes dos 45 anos)
  • qualquer um dos seus pais teve uma fratura de quadril
  • você tem outra condição que pode afetar os ossos – por exemplo, doença celíaca, doença inflamatória intestinal (doença de Crohn ou colite ulcerativa), artrite reumatoide, diabetes e hipertireoidismo (tireoide hiperativa)
  • você tem um índice de massa corporal (IMC) menor que 19.

Como calcular o seu índice de massa corporal:

  • Multiplique sua altura em metros por si só, por exemplo 1,7 (m) x 1,7 = 2,89
  • Divida seu peso em quilogramas (kg) pelo número obtido no estágio 1 – por exemplo 53 (kg) ÷ 2,89 = 18,3
  • O resultado é o seu IMC, por exemplo 18,3

Para a maioria das pessoas, um IMC saudável varia entre 19 e 25.

Seu médico pode usar uma ferramenta de pontuação online para ajudar a avaliar seu risco de fratura e para decidir se você deve fazer uma varredura ou tratamento para osteoporose.

Se você for diagnosticado com osteoporose após uma fratura de baixo impacto, a fratura precisará ser tratada primeiro. O próximo passo é iniciar o tratamento para reduzir o risco de novas fraturas.

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