Uma triste realidade para muitos idosos é o fato de que os acidentes vasculares cerebrais (AVCs) desempenham um papel muito real na sua qualidade de vida. A cada ano, milhares de brasileiros são vítimas deste evento médico, uma das cinco maiores causas de morte. Os acidentes vasculares cerebrais não discriminam com base na idade, sexo ou raça, embora mais mulheres tenham sofrimentos vasculares cerebrais do que os homens. Além disso, os afro-americanos tem duas vezes mais risco de derrame em comparação aos brancos. O que é essa doença e suas causas precisam ser compreendidos.

O que é um acidente vascular cerebral?

Manteremos isso simples: um AVC ocorre quando os vasos sanguíneos que transportam oxigênio no cérebro explodem ou ficam bloqueados. Uma vez que o oxigênio é cortado, as células cerebrais começam a morrer, causando danos permanentes. Os AVCs são uma emergência médica que ocorre quando o suprimento de sangue é de alguma forma interrompido para o cérebro. Idosos que sofrem de padrões de sono ruins e que acordam com frequência são especialmente suscetíveis ao desenvolvimento de vasos sanguíneos endurecidos que podem prejudicar o movimento do sangue para o cérebro.

Consequências do AVC?

Um AVC no hemisfério direito afeta o lado esquerdo do corpo e frequentemente causa paralisia a esse lado, problemas de visão e perda de memória.

Um AVC do hemisfério esquerdo afetam o lado direito do corpo, causando paralisia, problemas de fala/linguagem, perda de memória e, possivelmente, criando um estilo de comportamento lento.

Um AVC cerebelar pode causar reflexos anormais da cabeça e do tronco, problemas de coordenação e equilíbrio, tontura, náusea e vômitos.

Um AVC do tronco encefálico devasta o corpo porque o tronco cerebral controla a taxa de respiração, pressão arterial, deglutição, audição, fala e batimento cardíaco.

Então, quais são os diferentes tipos de acidentes vasculares que as pessoas sofrem e como você deve responder quando eles atacam?

Quais as causas de um AVC isquêmico?

AVCs isquêmicos são responsáveis ​​por 85% de todos os AVCs e são causados ​​por artérias estreitas que reduzem severamente o fluxo de sangue para o cérebro. Os acidentes vasculares cerebrais isquêmicos geralmente são causados ​​por coágulos de manchas que se formam nas artérias que levam ao cérebro, ou se desenvolvem em outros vasos sanguíneos antes de entrar na corrente sanguínea e seguir em direção ao cérebro. Os coágulos são formados a partir de depósitos de gordura no sangue, conhecidos como placas, e podem ser tratados com medicamentos para diluir o sangue para ajudar a aliviar o problema.

Causas do AVC

Entenda as causas dos AVCs em idosos para evitar o problema e suas graves consequências. (Foto: CABA)

Principais causas de AVC hemorrágico

Os derrames hemorrágicos desenvolvem-se quando as artérias localizadas no cérebro começam a vazar ou a sangrar no cérebro. Esse vazamento, por sua vez, drena para o cérebro e coloca pressão prejudicial nas células cerebrais. Os vasos sanguíneos estourados derramam sangue sobre a superfície do cérebro antes de preencher o espaço entre sua massa cinzenta e o crânio. Depois de estourar, os pacientes devem fazer uma cirurgia para reparar o vaso rajada e drenar o sangue acumulado. As rupturas geralmente ocorrem, causando condições médicas, como hipertensão, medicação para diluir o sangue, trauma e aneurismas, que é uma fraqueza encontrada nas paredes dos vasos sanguíneos.

Causas dos Ataques Isquêmicos Transitórios

Ataques isquêmicos transitórios são provavelmente mais conhecidos pelo termo mais popular, mini-derrames. Como os AVCs isquêmicos, os AITs resultam de restrições ao fluxo sanguíneo, mas os efeitos são apenas temporários. Além disso, esses eventos são desencadeados por coágulos ou outros detritos que se soltam antes de chegar aos vasos sanguíneos do cérebro. Ataques isquêmicos transitórios, embora mais leves do que outras formas de acidentes vasculares cerebrais são igualmente mortais. De fato, AITs devem ser vistos como um aviso devido à estatística alarmante de que mais de um terço dos que sofrem com um AIT passarão a sofrer um grande derrame dentro de um ano do evento de alerta. O atendimento médico imediato é fundamental para determinar qualquer dano às células cerebrais após um mini-acidente vascular cerebral.

Como evitar um AVC: as principais causas

Mesmo com essas estatísticas obscuras, 80% dos AVCs são evitáveis. Vamos ver quatro maneiras de reduzir seu risco de derrame.

Evitar o excesso de sódio

A hipertensão arterial é um grande risco. Coma muito sal e aumente a pressão sanguínea e o risco de derrame. Recomenda-se não mais que 2.300 miligramas (mg) de sódio por dia. Uma colher de chá de sal de mesa tem 2.325 mg de sal. Outras instituições recomendam 1.500 mg, particularmente para aqueles com mais de 51 anos e aqueles com hipertensão. Um estudo recente descobriu que indivíduos que consumiram mais de 4.000 mg de sódio por dia tinham mais que o dobro do risco de derrame em comparação com aqueles que mantiveram seu consumo diário para menos de 1.500 mg. Cuidado com lanches embalados, assados, entradas congeladas, condimentos, frituras e sopas enlatadas. Sopa de galinha tem 1.106 mg. O molho de espaguete (1 xícara) tem 1.206 mg. Leia os rótulos de sódio (por porção) e procure outras fontes de sódio, incluindo glutamato monossódico e nitrato de sódio. Procure produtos com baixo teor de sódio, sódio reduzido. Comer alimentos frescos e caseiros também reduzirá sua ingestão de sódio.

Corte o refrigerante diet

No mesmo estudo da Universidade de Miami, os pesquisadores descobriram que aqueles que tomam refrigerante diet todos os dias tem um risco 61% maior de eventos vasculares do que aqueles que não bebem refrigerantes. Os pesquisadores sugeriram que um ou dois refrigerantes por semana sejam consumidos. Se você tem o hábito de beber refrigerante diet diariamente, substitua-o por água com gás, chá ou água.

Baixe sua ingestão de alimentos gordurosos

Este é um ótimo conselho e por um bom motivo. O pior agressor de gordura e aquele a diminuir em sua vida é a gordura trans. Isso é principalmente uma mistura artificial (algumas gorduras trans ocorrem naturalmente) que as empresas usam em seus alimentos para mantê-las frescas por mais tempo. É também um grande contribuinte para doenças cardíacas, câncer, obesidade e, claro, derrame.

Um estudo importante de mulheres com mais de 50 anos, descobriu que comer muita gordura trans as colocava em um risco 44% maior de derrame em comparação com aquelas que comiam menos. O estudo de mais de 87.000 mulheres descobriu que houve 288 AVCs no grupo de mulheres que consumiram mais gordura a cada dia (95 gramas) versus 249 AVCs no grupo que comeu menos gordura (25 gramas). A gordura deve ser de 25% a 35% do total de calorias e gordura trans para menos de 1%. Então, se você precisa de 2.000 calorias por dia, sua gordura trans não deve ultrapassar 2 gramas.

Nos rótulos dos alimentos, a gordura trans é listada como óleo vegetal parcialmente hidrogenado. As gorduras boas são monoinsaturadas (óleos de oliva, amendoim e canola) e gorduras poli-insaturadas encontradas em oleaginosas, sementes e peixes. Alimentos ricos em gorduras trans incluem margarina, alimentos embalados, sopas, fast food, alimentos congelados, biscoitos, bolachas, assados ​​e cereais matinais. Basicamente, a maioria dos alimentos que são processados ​​e colocados na prateleira do supermercado. Lembre-se, eles precisam de uma vida útil.

Exercícios

Sentir-se melhor. Parecer melhor. Viver mais. O que não gostar de exercício? Além disso, você reduz o risco de acidentes vasculares cerebrais. Um estudo descobriu que exercícios moderados a pesados ​​tinham 40% menos chances de sofrer um derrame silencioso do que os não-praticantes. Os derrames silenciosos geralmente passam despercebidos e os sintomas podem incluir perda de memória, problemas de mobilidade e maior risco para golpes futuros.

Seu exercício não precisa envolver membros da academia ou dispositivos ou equipamentos especiais. Os profissionais recomendam que você faça uma caminhada rápida, suba as escadas e faça o que puder para tornar sua vida mais ativa. Obtenha pelo menos 30 minutos de atividade na maior parte dos dias.

A melhor coisa dessas maneiras de diminuir o risco de AVC é que elas não envolvem grandes mudanças no estilo de vida. Você ainda pode entrar no ocasional refrigerante diet ou cesta de batatas fritas. Apenas faça isso com moderação. Esteja ciente do que você está colocando em sua boca e em seu corpo.

Você não apenas reduzirá seu risco de AVC com essas etapas, mas também diminuirá o risco de outros assassinos, como doenças cardíacas, diabetes e câncer.

Como vocês previnem os AVCs? Quais estratégias já está usando para garantir sua saúde?

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