Dor na articulação do ombro, o que pode ser?

Escrito na categoria "Saúde do idoso" por André M. Coelho.

Cada um de seus ombros tem duas articulações, tornando-as as partes mais flexíveis do seu corpo. A principal articulação do ombro – a glenoumeral – é uma articulação de bola e soquete. É chamado assim porque o topo do osso do braço – o úmero – tem a forma de uma bola. Esta bola se encaixa no osso da omoplata, que atua como o soquete, dando ao seu ombro uma ampla gama de movimentos. Mas, a alça do ombro é muito pequena, em comparação com outras articulações de bola e soquete, como o quadril. É mantido unido e controlado por uma cobertura de músculos, que são presos aos ossos por cordões fortes chamados tendões.

Esses músculos e tendões formam uma cápsula ao redor da articulação e suportam seus movimentos, mas podem aumentar a probabilidade de se deslocarem do que outras articulações. Dentro da cápsula é a sinóvia, que produz fluido que lubrifica a articulação e mantém a cartilagem saudável. A cartilagem ajuda a proteger seus ossos de qualquer impacto e fica entre os ossos das articulações do ombro para impedi-los de esfregar juntos.

Acima da articulação do ombro principal há uma articulação menor, onde o topo da omoplata – o acrômio – encontra a clavícula. Isso é conhecido como articulação acromioclavicular. Ele ajuda a articulação maior abaixo a percorrer todo o seu alcance, especialmente quando você está levantando o braço, levantando ou arremessando.

Dores nessa parte do corpo podem prejudicar muito seu funcionamento no dia a dia, e entender as causas das dores podem te ajudar a encontrar o melhor tratamento.

Quando ver um médico para dor na articulação ombro?

A menos que você tenha tido uma lesão grave ou tenha uma dor súbita e contínua, geralmente pode tratar sua dor no ombro sem precisar consultar seu médico. Se, após duas semanas de tratamento, você sentir que a dor não é melhor, consulte seu médico ou um fisioterapeuta.

Você também deve consultar seu médico o mais rápido possível se você:

Estes podem ser sinais da condição chamada polimialgia reumática, que necessita de tratamento imediato.

Causas de dor no ombro

A maioria dos problemas no ombro afeta apenas uma pequena área e deve durar um tempo relativamente curto. Mas às vezes o problema em seu ombro pode ser parte de uma condição mais ampla, a longo prazo, como osteoartrite ou polimialgia reumática.

É bastante comum que pessoas com artrite reumatoide tenham dor e inchaço nos ombros. É menos provável que a osteoartrite afete seus ombros do que outras articulações, a menos que você as tenha ferido no passado.

Existem várias outras causas possíveis de dor no ombro, como:

Também é possível que a dor que você está sentindo em seu ombro esteja vindo de um problema em outra parte do seu corpo, como no pescoço. Problemas no pescoço podem fazer com que a sua omoplata ou o braço externo superior fiquem doloridos. Quando isso acontece, é conhecido como dor referida ou dor irradiada. Se você está sentindo uma sensação de formigamento na mão ou no braço, além de dor no ombro, é provável que seja causado por um problema no pescoço.

Diagnóstico de dores no ombro

Cada problema no ombro tem seu próprio padrão de sintomas que podem ajudar seu médico ou um fisioterapeuta a fazer um diagnóstico. A maioria das condições faz com que seja doloroso usar ou mover o ombro, mas algumas fazem seu ombro parecer rígido.

Seu médico ou fisioterapeuta precisará ver quais movimentos são mais dolorosos, pois isso pode mostrar onde está o problema. Eles geralmente perguntam como o problema começou, como se desenvolveu e como isso afeta suas atividades diárias.

Se puder, tente escrever algumas notas sobre quando e como o problema começou e o que o faz sentir-se pior antes da consulta. Isso ajudará você a obter um diagnóstico mais preciso.

Normalmente, seu fisioterapeuta ou médico pode recomendar o melhor curso de tratamento, uma vez que eles diagnosticaram sua condição. No entanto, eles podem enviá-lo para mais testes se suspeitarem que seus problemas estão sendo causados ​​por artrite ou por uma condição mais complicada.

Quais testes existem para dores no ombro?

Os exames de sangue geralmente não são necessários para a maioria dos problemas no ombro, mas às vezes eles são usados ​​para descartar outras condições, incluindo alguns tipos de artrite.

Raios-X são bons para procurar problemas com os ossos do ombro e pequenas alterações nas articulações. No entanto, pequenas alterações são bastante comuns e podem não ser a causa do seu problema.

Raios-X só podem mostrar ossos e outras substâncias duras, mas eles não mostram lesões em tecidos moles como músculos.

Uma ultra-sonografia pode mostrar inchaço, bem como danos e problemas com os tendões, músculos ou outros tecidos moles no ombro. Ele usa ondas sonoras de alta freqüência para examinar e construir imagens do interior do corpo.

Você pode ser encaminhado para exames de ressonância magnética (RM) se o seu médico suspeitar de um problema mais complexo com o tecido mole do ombro. Uma ressonância magnética usa ondas de rádio para construir uma imagem para mostrar o que está acontecendo com os ossos e tecidos moles, como os músculos e tendões, dentro do seu ombro.

Às vezes, o corante é injetado no ombro antes da ressonância magnética para obter uma imagem mais clara – especialmente em casos de luxação do ombro.

Estudos de condução nervosa podem mostrar se seus problemas estão sendo causados ​​pelos nervos em seu braço que estão comprimidos ou irritados.

Eles medem a atividade elétrica nos músculos e nervos. É comum sentir ligeira dor ou desconforto, como um toque na pele, mas o teste não dura muito tempo.

Dores no ombro

A dor no ombro precisa ser devidamente diagnosticada e tratada para que sua qualidade de vida melhore. (Foto: Griswold Home Care)

Tratamentos para dores no ombro

Se a sua dor no ombro não melhorar com tratamentos caseiros simples, existem outras alternativas que o seu médico pode recomendar para você tentar:

Fisioterapia

A maioria dos problemas no ombro se beneficiará da fisioterapia. Os fisioterapeutas são especialistas que podem ajudar a reduzir a dor no ombro e mostrar como você pode melhorar a maneira como o ombro funciona, usando uma variedade de exercícios de fortalecimento e alongamento, massagens e outras técnicas terapêuticas.

Eles trabalharão com você para melhorar seus sintomas e ajudar o ombro a se mover adequadamente de novo. O que eles sugerem para você dependerá de seu problema ser de curto prazo ou de longa duração. Quase todo mundo vai se beneficiar da fisioterapia, usando métodos como:

Seu médico pode encaminhá-lo a um fisioterapeuta e, em algumas áreas, você pode se referir a si mesmo, mas essa referência pode demorar um pouco.

Você poderia ver um mais rápido se você for em particular, mas você teria que pagar por isso. Você pode encontrar informações sobre fisioterapeutas particulares em sua área online com facilidade.

Terapia ocupacional

Se o seu problema no ombro estiver dificultando as atividades diárias, como se vestir, lavar e dirigir, pode ser útil consultar um terapeuta ocupacional.

Um terapeuta ocupacional é um especialista treinado para ajudá-lo a recuperar sua independência, mostrando-lhe como mudar a maneira de fazer as coisas. Eles também podem aconselhá-lo sobre como os equipamentos ou as adaptações podem reduzir o esforço em seu ombro em casa, no trabalho ou enquanto você dirige.

Eles poderão aconselhá-lo sobre como alterar seus movimentos para ajudar a evitar que a dor continue ou retorne. Se o seu local de trabalho tiver um departamento de saúde ocupacional, eles também poderão ajudar.

Você também pode ver um terapeuta ocupacional em particular. Você poderá conseguir um compromisso mais rapidamente, mas isso vai lhe custar dinheiro.

Se você tiver problemas no trabalho, fale com um terapeuta ocupacional ou com a equipe de saúde ocupacional se houver um no seu local de trabalho. Você também pode descobrir mais pesquisando sobre como lidar com artrite e dor nas articulações.

Seu médico ou fisioterapeuta pode se referir a você para consultar um terapeuta ocupacional, mas também pode consultar um terapeuta ocupacional em particular. Você será capaz de obter um compromisso mais rápido, mas vai lhe custar dinheiro.

Injeções de esteroides

Injeções de esteroides na articulação podem aliviar alguns problemas no ombro. O esteroide é geralmente administrado com um anestésico local para aliviar a dor. Você deve encontrar sua dor no ombro melhora muito rapidamente.

A injeção reduz a inflamação e permite que você mova o ombro com mais conforto. O alívio da dor também deve facilitar os exercícios de fisioterapia, mas você não deve usar o ombro para exercícios excessivos nos dois primeiros dias após a injeção.

Geralmente, não é recomendado ter mais do que duas ou três injeções no ombro, pois isso pode causar mais danos à articulação. Se o problema persistir, seu médico provavelmente sugerirá mais investigações para encontrar uma solução para o problema.

Às vezes a dor pode piorar por um curto período de tempo após a injeção, mas isso não significa que tenha dado errado. Você só precisa procurar aconselhamento se a dor persistir por mais de um dia ou mais após a injeção.

Algumas injeções de esteroides podem ser feitas com a ajuda de ultra-sonografia. Isso permite que os tecidos inflamados sejam vistos em um monitor e garante que a injeção seja dada na área correta.

Cirurgia

A maioria dos problemas no ombro melhora sem cirurgia. Se você precisar de uma operação, ela pode ser realizada com técnicas de buraco da fechadura, que exigem uma incisão menor e tendem a reduzir o tempo de recuperação. Cirurgias de buraco da fechadura incluem:

Descompressão subacromial, que envolve o corte do osso e do tecido na parte superior do ombro. Isso pode ajudar se você continuar com o impacto do ombro que não melhorou após fisioterapia e injeções. Pode dar ao espaço dos tendões do manguito rotador para mover-se livremente

Reparando rasgos no manguito rotador

Liberando a cápsula apertada de um ombro congelado.

Cirurgia aberta convencional, onde um cirurgião faz uma incisão grande o suficiente para ver toda a área danificada, às vezes pode ser necessária. Por exemplo, para reparar rasgos maiores no manguito rotador ou para substituições de juntas.

A substituição do ombro é bem estabelecida e pode ser muito bem sucedida, particularmente para osteoartrite e artrite reumatoide, quando a dor severa impede que você mova o ombro adequadamente.

Há também um novo tipo de operação do ombro chamado de substituição reversa do ombro. Neste procedimento a bola e o soquete estão invertidos. Isso ajuda se os tendões do manguito rotador foram danificados pela artrite.

Fisioterapia e exercícios são importantes após a cirurgia para ajudar a restaurar o movimento – por isso, faça todos os exercícios diários recomendados.

Você não pode recuperar toda a sua amplitude de movimento ou força após uma substituição total do ombro, mas deve ser muito melhor do que após o início do problema no ombro. Tente usar o braço e o ombro afetados com cuidado, mas com confiança, para ajudar a construir e manter a força muscular.

Como gerenciar as dores nos ombros?

Existem várias maneiras de ajudar a sua dor no ombro:

Analgésicos

Analgésicos simples, como o paracetamol, ou anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), como comprimidos e géis de ibuprofeno, de farmácias ou supermercados podem ajudar.

Um farmacêutico deve ser capaz de lhe dar bons conselhos sobre o que poderia funcionar melhor para sua condição. Mas não os use por mais de duas semanas sem precisar de mais orientação médica.

Terapia de calor ou frio

Um bloco de gelo pode ser útil se o seu ombro for dolorido após uma pequena lesão ou se estiver inchado e mais quente ao toque do que o outro lado.

Você pode usar um saco de ervilhas congeladas, envolto em uma toalha úmida para proteger sua pele. Deixe-o no lugar por no máximo 20 minutos.

Alternativamente, os pacotes de calor podem ajudar na maioria dos outros tipos de dor no ombro, especialmente se os músculos estiverem doloridos e tensos.

Químicos e lojas de esportes vendem almofadas de calor reutilizáveis. Ou você pode usar um saco de trigo para micro-ondas ou uma garrafa de água quente, embrulhados em algo seco, como uma toalha, na área dolorida por até 20 minutos.

Postura

Má postura ou hábitos de trabalho, como se inclinar em sua mesa, podem piorar seus problemas no ombro.

Tente estas dicas:

Quando você estiver sentado, tente evitar inclinar-se para frente e descansar demais em seus braços.

Tente relaxar os ombros e deixe os braços pendurados ao lado do corpo, em vez de segurá-los com força ao lado do corpo, especialmente se a dor vier do pescoço.

Mude sua posição frequentemente.

Sente-se na posição vertical.

Apoie a parte inferior das costas com um travesseiro, almofada ou uma cadeira com apoio lombar para melhorar a postura da parte superior do corpo.

Se o seu braço estiver realmente dolorido, mantenha-o apoiado e confortável com uma almofada ou travesseiro no seu colo.

Use um espelho para praticar segurando as omoplatas para baixo e para trás – concentre-se nas omoplatas e imagine manter o peito imóvel e puxar as lâminas para baixo e para trás uma na direção da outra.

Se o seu ombro estiver doendo quando você se deitar, tente:

Geralmente, é melhor continuar com suas atividades normais o máximo que puder, mas não exagere. Você pode precisar se equilibrar mais do que o habitual e tentar gradualmente fazer um pouco mais a cada dia.

Mudanças de hábito para melhorar as dores nos ombros

Existem maneiras de fazer algumas tarefas de maneira ligeiramente diferente, para que você não machuque seu ombro. Ao aspirar a casa, mantenha a parte superior do corpo ereta com o vácuo próximo ao corpo e use movimentos de varredura curtos. Somente itens essenciais de ferro e certifique-se de que a tábua de passar roupa esteja na altura da cintura.

Use um carrinho ou uma mochila para levar compras. Ou você pode dividir o peso entre duas malas e levar uma em cada mão. Alternativamente, use sacos com tiras longas e carregue-os com as correias cruzadas sobre o corpo do ombro ao quadril. A chave é tentar espalhar a carga do que você deseja transportar.

Pergunte aos seus amigos carros se eles poderiam ajudá-lo adicionando algo pesado à sua lista de compras.

Use um serviço de entrega para compras pesadas ou volumosas.

Limite a quantidade de tempo que você gasta sentado olhando para tablets e telefones celulares. Em vez disso, use um suporte sobre uma mesa para reduzir a tensão no pescoço.

Se você tiver que fazer tarefas que envolvam levantar os braços ou varrer os movimentos, tenha bastante tempo e peça a alguém para ajudá-lo. Faça muitos intervalos e tente alternar tarefas e posições

No trabalho, tente manter uma boa postura quando estiver sentado ou em pé. Evite segurar o pescoço em posições fixas ou torcidas.

Se você se sentar ou ficar em pé em uma estação de trabalho, como uma mesa ou uma bancada de trabalho, tente se levantar e se movimentar de vez em quando. Tente mover suavemente seus ombros e pescoço regularmente, para impedi-los de ficar rígidos e doloridos.

Se você usa um computador, mantenha o teclado e o monitor diretamente à sua frente, para que você não precise virar a cabeça ou torcer o corpo. Mantenha o mouse ao alcance para que você não precise se alongar.

Uma boa cadeira que o suporte adequadamente e possa ser ajustada às suas necessidades também pode ajudá-lo a manter uma boa posição de trabalho. Um consultor de saúde ocupacional ou seu gerente pode ajudá-lo com isso.

Ao usar o telefone, não segure o receptor na sua cabeça com o ombro. Se você está muito ao telefone, use um fone de ouvido no telefone.
Evite qualquer trabalho manual que dói enquanto você está fazendo isso.

Seu gerente de linha ou departamento de recursos humanos deve poder ajudá-lo. Algumas empresas têm um departamento de saúde ocupacional que pode lhe dar alguns conselhos e apoio.

Se você foi diagnosticado com uma condição, seu empregador é legalmente obrigado a fazer ajustes razoáveis ​​em seu trabalho e em seu ambiente de trabalho para ajudá-lo a realizar seu trabalho. Entre outras mudanças, elas têm que ajudá-lo a adaptar sua estação de trabalho, talvez mudando sua cadeira, o equipamento que você usa ou como é colocado para que você ainda possa fazer o seu trabalho.

Descanso e exercícios para dores nos ombros

É importante manter-se ativo, mesmo que você não sinta que pode fazer muito. Se você tentar obter um bom equilíbrio entre repouso e atividade, deve ajudar a impedir que o ombro fique rígido.

Tente evitar movimentos que realmente doem. Levantar o braço acima do ombro ou afastá-lo do corpo pode ser muito doloroso, por isso é melhor tentar evitar movimentos desse tipo o máximo possível, até que ele se torne menos doloroso.

Se você tiver que levantar seu braço, você pode reduzir a tensão em seu ombro:

Mantendo o cotovelo dobrado e ao lado do corpo

Mantendo a palma da mão voltada para o teto quando se aproxima.

Para abaixar o braço, dobre o cotovelo, aproximando a mão do corpo.

Você pode achar mais confortável fazer exercícios depois de colocar gelo no ombro ou tomar analgésicos. Lembre-se de envolver o gelo em uma toalha úmida para não queimar ou irritar a pele.

Tratamentos complementares para dores nos ombros

Existem vários tratamentos complementares que algumas pessoas acham aliviar sua dor no ombro. Tratamentos complementares são relativamente seguros. Porém, você deve sempre conversar com seu médico antes de começar a usá-lo, caso ele interfira em tratamentos específicos que você já esteja realizando.

Antes de iniciar qualquer terapia ou tratamento, é importante certificar-se de que o terapeuta ou fornecedor tenha um código de ética definido, esteja legalmente registrado e totalmente seguro. Temos mais informações sobre as organizações que supervisionam os profissionais de tratamento complementar e o que você deve esperar de terapeutas complementares e alternativos.

Como é mais provável que você pague por tratamentos complementares, avalie se eles estão ajudando ou não a sua condição antes de decidir se você continuará a usá-los.

Tratamentos complementares incluem acupuntura, aromaterapia, terapias manipulativas – como tratamentos de quiropraxia ou osteopatia, suplementos e muito mais.

Problemas específicos dos ombros

Algumas das condições específicas que afetam o ombro incluem:

Exames devem ser realizados para o correto diagnóstico e curso de tratamento apropriado para a condição.

Exercícios para controlar a dor no ombro

Embora deva procurar um equilíbrio entre repouso e exercício, é melhor permanecer ativo e tentar exercitar-se todos os dias. Você pode sentir algum desconforto durante e após os exercícios, mas isso deve acontecer em 24 horas. Se sentir uma dor repentina ou aguda, deve parar de se exercitar e falar com um médico, fisioterapeuta ou enfermeira antes de tentar novamente. Lembre-se de se exercitar regularmente, mesmo depois que a dor no ombro tiver desaparecido.

Algumas condições, como uma lesão no manguito rotador, precisarão de aconselhamento especializado de um fisioterapeuta ou médico antes de começar qualquer exercício. Se você não tiver certeza sobre a melhor forma de melhorar sua condição, procure primeiro aconselhamento. Estes exercícios são projetados para ajudar a aliviar a dor no ombro e fortalecer as estruturas que sustentam o ombro.

Quando você inicia esses exercícios, é importante levá-los em seu ritmo e não se esforçar demais.

Alongamento do ombro

Esprema as omoplatas para trás e juntas e segure por cinco segundos. Pulverize as omoplatas para baixo e segure por cinco segundos. Relaxe e repita 10 vezes.

Prensa na porta a

Fique em uma porta com o cotovelo dobrado em um ângulo reto e a parte de trás do seu pulso contra a moldura da porta. Tente empurrar o braço para fora contra a moldura da porta. Mantenha por 5 segundos. Faça 3 séries de 10 repetições de cada lado.

Prensa na porta b

Use o outro braço e, ainda com o cotovelo em ângulo reto, empurre a palma da mão em direção ao batente da porta. Mantenha por 5 segundos. Faça 3 séries de 10 repetições de cada lado.

Círculo do ombro

Fique em pé com a mão boa apoiada em uma cadeira. Deixe o outro braço descer e tente balançá-lo suavemente para trás e para frente e em movimentos circulares. Repita cerca de 5 vezes. Tente isso 2-3 vezes por dia.

A maioria dos casos de dor no ombro não é causada por nada sério e irá diminuir em 2 semanas. Você pode tomar analgésicos para aliviar a dor. Tomando-os antes do exercício pode ajudá-lo a permanecer ativo sem causar dor extra. Usando um bloco de gelo, aprender a proteger suas articulações e estar ciente de sua postura ajudará casos de dor no ombro.

Experimente os exercícios sugeridos aqui para ajudar a aliviar a dor e prevenir futuros sintomas.

Aponte para um equilíbrio entre o descanso e a atividade para impedir que seu ombro endureça. Tente evitar os movimentos mais dolorosos, especialmente aqueles que mantêm o braço afastado do corpo e acima da altura do ombro. É importante permanecer ativo em geral, mesmo que você tenha que limitar o quanto você faz.

Ao levantar seu braço, você pode reduzir a tensão ou puxar seu ombro:

Se a dor aumentar durante o exercício, pare de fazê-lo e procure orientação médica. Caso contrário, lembre-se de se exercitar regularmente, mesmo depois que a dor no ombro tiver desaparecido.

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Sobre o autor

Autor André M. Coelho

A terceira idade chega para todos e é preciso envelhecer com mais qualidade de vida. Preocupado com sua mãe e seu padrasto que estão envelhecendo, André começou a pesquisar mais sobre a qualidade de vida para idosos e compartilhar com seus leitores o conhecimento que está aprendendo para uma terceira idade com muito mais qualidade e saúde.

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