A dieta mediterrânea, centrada em torno de frutas, legumes, azeite, nozes, legumes e cereais integrais, é boa para tudo, desde o cérebro até os ossos. Conheça os benefícios da dieta mediterrânea – e como usá-la para prevenir o declínio cognitivo, doenças cardíacas, depressão e até mesmo câncer.

Uma ampla gama de estudos tem mostrado que pessoas que comem uma dieta mediterrânea experimentam benefícios significativos à saúde, variando de redução de açúcar no sangue a melhor memória.

Abaixo, oferecemos mais detalhes sobre as vantagens de saúde deste popular plano alimentar.

O que é a dieta mediterrânea?

Um plano alimentar de estilo mediterrânico centra-se neste pequeno grupo de alimentos básicos:

  • Legumes
  • Frutas
  • Gorduras saudáveis ​​(especialmente azeite de oliva)
  • Nozes e sementes
  • Legumes
  • Grãos integrais não refinados
  • Peixe

Esses alimentos devem ser preparados com o mínimo de processamento possível, evitando o preparo usando gorduras e óleos, principalmente no caso de frituras.

Benefícios alimentação mediterrânea para a memória

Cheia de gorduras saudáveis ​​para o cérebro, a dieta mediterrânea pode ser boa para aumentar o poder do cérebro e prevenir a demência e o declínio cognitivo. Em um estudo, os pesquisadores descobriram que a alta adesão a uma dieta mediterrânea estava associada a uma redução de 40% no risco de comprometimento cognitivo.

Cardápio mediterrâneo e redução de doenças cardíacas

Reduza seu risco de doença cardíaca com a dieta mediterrânea. Estudos mostram que seguir uma dieta mediterrânea pode reduzir muito o risco de doenças cardiovasculares, incluindo doença cardíaca coronariana, infarto do miocárdio (ataque cardíaco) e derrame cerebral. Isso provavelmente se deve aos efeitos positivos da dieta mediterrânea sobre os fatores de risco cardiovascular, incluindo pressão alta, triglicérides e colesterol.

Dieta mediterrânea fortalece os ossos

Um estudo sugere que certos compostos no azeite de oliva podem ajudar a preservar a densidade óssea aumentando a proliferação e a maturação das células ósseas. Outro estudo descobriu que os padrões alimentares associados à dieta mediterrânea podem ajudar a prevenir a osteoporose. Principalmente para idosos, esses benefícios podem contribuir bastante para evitar lesões causadas por ossos fracos.

Dieta mediterânea

Conheça os benefícios da dieta mediterrânea para passar a adotar esses alimentos na sua rotina e melhorar sua saúde. (Foto: AARP)

Dieta mediterrânea contribui contra a diabetes

Gerenciar diabetes e controlar o açúcar no sangue pode ser um benefício da dieta mediterrânea. Ela provou efeitos benéficos para o diabetes. Pode ser capaz de prevenir o diabetes tipo 2 e pode ajudar a melhorar o controle do açúcar no sangue e o risco cardiovascular em quem já o possui.

Quando a dieta mediterrânea foi comparada a uma dieta com baixo teor de gordura, as pessoas com diabetes tipo 2 que seguiram a dieta mediterrânea se saíram muito melhor; menos pessoas necessitaram de tratamento e experimentaram maior perda de peso e melhor controle de açúcar no sangue.

Dieta mediterrânea combate a depressão

Lute contra a depressão com alimentos mediterrâneos. As pessoas que seguem a dieta mediterrânea também podem ser protegidas contra a depressão. Um estudo de 2013 descobriu que as pessoas que seguiam uma dieta mediterrânea tinham um risco 98,6% menor de desenvolver depressão do que as que a seguiam menos. de perto

Proteção contra o câncer com os alimentos mediterrêneos

A maior adesão a uma dieta mediterrânea pode ajudar a combater o câncer. Uma revisão sistemática de estudos constatou que, em geral, as pessoas que mais aderem à dieta têm uma taxa de mortalidade por câncer 13% menor em comparação com aquelas que aderem menos. Os cânceres específicos contra os quais a dieta protege são o câncer de mama, colorretal, gástrico, próstata, fígado e de cabeça e pescoço.

Dieta Mediterrânea: colocando-o na Prática

Em uma dieta mediterrânea, você deve comer frutas, verduras e gorduras saudáveis, como azeite de oliva várias vezes ao dia; leguminosas e grãos integrais não refinados pelo menos uma vez por dia; e peixe, nozes e sementes várias vezes por semana. Gorduras saturadas e açúcar refinado devem ser limitadas apenas a ocasiões especiais.

Como vocês fazem a dieta mediterrânea? Quais alimentos funcionam para vocês?

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