uitas pessoas culpam a antiga pirâmide alimentar pela atual epidemia de obesidade e sobrepeso e aguardavam uma revisão da pirâmide alimentar. Eles podem se decepcionar ao descobrir que não mudou muito nas diretrizes alimentares reais que compõem a pirâmide. Em vez disso, a maioria das mudanças está em como as diretrizes são apresentadas, tornando-as mais facilmente compreensíveis para que as pessoas possam realmente segui-las e aprender a fazer escolhas mais saudáveis.

A antiga pirâmide alimentar

O que havia de errado com a antiga pirâmide alimentar, que foi introduzida em 1992?

Embora a velha pirâmide de comida parecesse simples, muitas pessoas entendem mal os intervalos em porções para cada grupo de alimentos. Então, onde a antiga pirâmide alimentar recomendava de seis a onze porções no Grupo Pão, a maioria das pessoas achava que podiam comer até onze porções como parte de uma dieta saudável. No entanto, quantas porções eles deveriam comer deveriam ser determinadas pelo nível de atividade e pelas necessidades calóricas. Por exemplo, mulheres sedentárias e alguns adultos mais velhos em uma dieta de 1600 calorias deveriam comer apenas seis porções do grupo de grãos, enquanto pessoas mais ativas em uma dieta de 2.800 calorias poderiam comer onze porções.

O outro grande problema era que muitas pessoas não entendiam o que realmente servia. Uma porção não é o que você pode comer em uma refeição. Então, quando você come um sanduíche com duas fatias de pão, isso deve contar como duas porções do Grain Group e não apenas uma.

Além disso, a antiga pirâmide alimentar não fez o suficiente para educar as pessoas sobre a importância dos grãos integrais. Isso leva as pessoas a não só comerem muitas porções do Grupo Pão, mas também comem os grãos errados, como os grãos refinados no pão branco.

Um grande problema com a antiga pirâmide alimentar era que muitas pessoas não seguiam suas recomendações. As dietas estavam focadas em alimentos como pão e massa, que pareciam ser a parte mais importante da pirâmide alimentar, mas poucas pessoas subiam a pirâmide e comiam as porções recomendadas de frutas e vegetais.

Pirâmide alimentar

Entenda a pirâmide alimentar e os alimentos importantes para sua devida nutrição. (Foto: fitness19.com)

A nova pirâmide alimentar

Na superfície, a nova pirâmide alimentar não parecia mais fácil de entender do que a antiga. Embora ainda uma pirâmide, as seções para cada grupo de alimentos foram representadas por cores e você teve que confiar em uma explicação adicional para entender quantas porções de cada grupo alimentar você deve comer.

Apenas a nova pirâmide alimentar não fala mais sobre as porções. Em vez disso, as quantidades diárias recomendadas de cada grupo são expressas em termos de onças (para grãos e carnes) ou xícaras (para legumes, frutas e leite). Isso faz sentido para coisas como leite, mas você sabe quantas xícaras de frutas e verduras você costuma comer todos os dias? Ou quantas maçãs estão em um copo? Ou quanto salada? Você sabe quantas fatias de pão compõem uma onça?

Para ajudar a esclarecer qualquer confusão que você possa ter sobre porções e as quantidades de alimentos em uma xícara, você também tem que usar os recursos educacionais que complementam a nova pirâmide alimentar. Essas dicas e recursos para cada grupo de alimentos fornecem exemplos detalhados do que conta como uma xícara ou onça. Por exemplo, uma xícara de fruta pode incluir uma maçã pequena, uma banana grande ou 32 uvas sem sementes. Ou uma onça de grãos equivaleria a uma fatia de pão ou meia xícara de macarrão cozido.

Sua pirâmide de alimentos

A outra grande mudança na nova pirâmide alimentar foi que ela se tornou interativa para que você pudesse personalizá-la com base na idade e no nível de atividade de uma pessoa. Isso é importante porque o quanto você come de cada grupo de alimentos da pirâmide alimentar vai depender muito das suas necessidades diárias de calorias, que podem variar de um nível de 1000 calorias de uma criança de dois anos até um nível de 3200 calorias. de um adolescente muito ativo de dezoito anos.

Usando a nova pirâmide alimentar

Há diversos sites criados para você começar a usar a nova pirâmide alimentar. Você simplesmente digita sua idade, sexo e nível de atividade física, para criar um plano de pirâmide personalizado com uma estimativa de calorias diárias e quantidades recomendadas para comer de cada grupo de alimentos.

Nessas páginas, você também pode aprender mais sobre cada grupo de alimentos, obter uma versão para impressão de sua pirâmide alimentar e até imprimir uma planilha para ajudá-lo a controlar quantos alimentos seus filhos comem de cada grupo de alimentos.

A ênfase na atividade física é uma parte nova e bem-vinda da nova pirâmide alimentar, que afirma que as pessoas devem estar fisicamente ativas por 30 minutos na maioria dos dias da semana e que crianças e adolescentes devem estar fisicamente ativos por 60 minutos todos os dias. ou a maioria dos dias.

Embora a pirâmide alimentar sempre tenha parecido simples, muitas pessoas interpretaram mal os intervalos originais em porções para cada grupo de alimentos ou nem sabiam o que uma porção deveria ser, o que levou a muitas porções superdimensionadas e excessos. E, infelizmente, os planos de pirâmide personalizados revisados nunca realmente pegaram.

Quaisquer que fossem suas deficiências, a pirâmide alimentar clássica foi aposentada. A pirâmide nova deve ser usada como referência, e a consulta com um bom nutrólogo ou nutricionista irá auxiliar a encontrar a melhor dieta para suas necessidades.

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